Tocantins é um dos Estados que mais cresce e se desenvolve no país. Parte desse progresso se deve aos insumos e investimentos econômicos, sobretudo no segmento agropecuário. No entanto, o aprimoramento das infraestruturas urbanas, a partir do urbanismo e implantação de loteamentos também impactam diretamente na qualidade de vida e saúde dos tocantinenses.
O que é urbanismo?
A primeira vez que o termo urbanismo foi utilizado, data do século XIX quando Leopoldo Mazzaroli o definiu como uma “ciência que se preocupa com a sistematização e desenvolvimento da cidade”. Por mais que a explicação deste conceito seja uma síntese eficiente, vale explicar como, na prática, os projetos de urbanismo beneficiam o crescimento de cidades e toda a conjuntura da região.
Embora seja o mais novo entre os Estados brasileiros, Tocantins se destaca pelo desenvolvimento regional e territorial. Sua criação e emancipação, ocorridas em 1989, coincidiram com um momento histórico de elevados índices de pobreza e atraso da região que outrora fazia parte do norte de Goiás. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), nesse período apenas 9% das casas possuíam abastecimento de água encanada e só 15% tinham energia elétrica.
A estrutura deficitária da região, tanto urbana quanto rural, contribuiu para uma história de grandes níveis de pobreza local. As mudanças no cenário só se tornaram possíveis a partir da urbanização. Cidades estruturadas são infinitamente mais atraentes para investidores. Ou seja, preparar o espaço urbano com os insumos necessários para o desenvolvimento é um passo indispensável para atrair indústrias e empresas que geram renda para toda a sociedade.
Benefícios urbanos dos loteamentos
A Fix Urbanismo está presente com 17 empreendimentos de altíssima qualidade, em ao menos 4 municípios do Tocantins. Assim, proporcionam os aparatos necessários para os moradores viverem com todo conforto na mesma medida que beneficia a entrada de novos investidores nos municípios. Coincidentemente, entre as cidades que obtiveram altas taxas de crescimento, estão aquelas em que a loteadora está presente.
Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 1991 e 2010, Araguaína, Gurupi e Palmas tiveram taxas de crescimento acima da média. A criação de loteamentos na região, sem dúvidas, desempenha um papel de circunstancial relevância. Afinal, todos seguem um padrão de construção pautado nas principais características de desenvolvimento urbano que envolvem drenagem pluvial; asfaltamento; posteamento; implantação de rede de esgoto; instalação de rede elétrica, abastecimento de água e áreas de lazer.
Aqui na Fix Urbanismo você encontra tudo que precisa para realizar o seu sonho. Para ficar por dentro de mais dicas, fique ligado(a) nas nossas redes sociais e tenha acesso a todos os empreendimentos. Siga-nos no Instagram e Facebook.
Fonte: Revista Arquitextos