Estudo realizado pela Urban Systems em todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, colocou Araguaína no mapa do desenvolvimento do Brasil. Além desse estudo, o “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, realizado anualmente pela revista Exame, pesquisa que também avalia as cidades em ascensão, levou em consideração cerca de 22 indicadores como: Geração de empregos, qualidade de vida, diversidade econômica, gestão fiscal entre muitos outros.
Expansão
Em plena expansão, Araguaína desbancou a capital Palmas e outros importantes centros da região norte do país como: Belém (PA); Porto Velho (RO); Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC). Sendo assim, o Secretário Executivo do Desenvolvimento do Meio Ambiente, Helter Dantas, comenta que a posição geográfica da cidade proporciona a mesma, uma função estratégica de produção e distribuição de materiais focados na região norte e nordeste do país. Logo, tudo isso é proporcionado pela vasta malha viária da região, e com alternativas como a Ferrovia Norte-Sul e o aeroporto regional.
Além disso, considerada como o maior distrito Industrial do Tocantins, Araguaína se destaca na geração de empregos. Bem como, busca através de políticas públicas, investimento internacional que confirma o reconhecimento inclusive de fora do país da importância atual da cidade e do potencial crescimento da mesma.
Contudo, o grande destaque do relatório entregue à revista Exame, são os índices da construção civil que colocaram Araguaína como a melhor cidade para se investir no interior norte do país. Com isso, a avaliação girou em torno da empregabilidade do setor, a expansão do comércio, serviços e quantidade de novos domicílios.
Portanto, a pesquisa confirmou o que já sabíamos, Araguaína segue como referência e em constante crescimento, não é por acaso que recebeu o Jardim dos Ipês. O empreendimento da Fix Urbanismo se valoriza a cada dia e é chamado de casa por muitos que, como nós, podem chamar essa cidade de lar.