Uma das melhores sensações após comprar um lote é o período de preparação para construir a casa própria. Mas, não é por menos. Afinal, é o momento em que um sonho – muitas vezes de uma vida inteira – começa a tomar forma. Entretanto, não deixa de ser um desafio, pois são muitos detalhes burocráticos e de obra até que o seu lar esteja concluído. Para te ajudar nesse processo, preparamos um texto repleto de dicas. Confira!
Planeje a construção da casa própria
Caso essa seja sua primeira aventura na construção civil, se prepare. Construir uma casa demanda acompanhamento de diferentes etapas. Para ter sucesso na empreitada, antes de mais nada, faça um planejamento. Ordene prioridades e faça listas do que precisa ser feito. Lembre-se de incluir também a organização do seu orçamento considerando um fundo de reserva para evitar surpresas.
Regularize a sua obra
Antes de começar a construção do lar dos seus sonhos você precisará resolver algumas burocracias. A principal delas é ir até a prefeitura da cidade onde está o seu lote e solicitar a documentação exigida para conseguir a autorização da obra. Cada município possui especificidades no que se refere às construções civis. Por isso, é indispensável construir um diálogo com o poder municipal para conseguir o alvará e regularizar a sua construção.
Tenha o projeto da casa
Para que o seu lar possa ser construído é preciso apresentar um projeto à prefeitura. Para tanto, você precisará contratar um engenheiro ou arquiteto para não apenas construir o plano de construção como, ainda, emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Somente com a aprovação do projeto legal a construção do imóvel é autorizada e pode, de fato, ter início.
Contrate bons profissionais
Com o projeto dos sonhos aprovado e a construção autorizada é hora de colocar a mão na massa. Mas, não permita que a ansiedade em ver a obra concluída te impeça de fazer um levantamento assertivo sobre a construtora ou profissionais que assumirão a responsabilidade de construir a sua casa. Se possível, conheça outros projetos construídos pela equipe e pergunte abertamente sobre a qualidade do serviço. Esse cuidado é essencial, pois você está zelando por um bem duradouro.
Solicite a ligação de água e energia
Sim, essa é uma parte indispensável quando se vai construir a casa própria. Por mais que o seu loteamento esteja com a infraestrutura completa, será preciso solicitar junto aos serviços públicos a ligação definitiva do abastecimento de água e energia. Esse pedido pode ser feito junto com a apresentação do projeto ou pelo telefone.
Consiga o Habite-se
Com a obra concluída, você precisará solicitar o Habite-se. Caso não saiba do que se trata, entenda que esse é um documento emitido pela prefeitura municipal que autoriza a utilização do seu imóvel. A partir do protocolo de pedido de vistoria, a autoridade terá até 15 dias para verificar se o projeto foi cumprido. Para tanto, a obra precisa estar totalmente concluída. Para garantir mais assertividade, peça orientação à prefeitura para entregar toda a documentação necessária.
Faça o registro do seu imóvel
Após a conclusão das obras ainda vai ser preciso regularizar o seu novo lar . Com o Habite-se em mãos, você precisará ir até o cartório da cidade e averbar a construção no seu terreno. Essa averbação será feita a partir da matrícula do seu lote e vai alterar o registro para constar a construção do imóvel.
Você conhecia esses processos? Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente. Aqui na Fix Urbanismo você encontra tudo que precisa para realizar o seu sonho. Para ficar por dentro de mais dicas, fique ligado nas nossas redes sociais e tenha acesso a todos os empreendimentos. Siga-nos no Instagram e Facebook.