“Caçula” entre os Estados, Tocantins se destaca pela consistência do desenvolvimento social, econômico e tecnológico. Não é por acaso que a sua economia, atualmente, é uma das mais promissoras do país. Além do potencial agrícola, marcado pelos onze distritos agroindustriais, segmentos como o da construção civil e extração de minérios também estão em processo de evolução.
A diversidade nos mercados de atuação não ocorre por acaso. Sua população multicultural possui direta relação com as composições dos principais pilares da economia. Pessoas de diferentes regiões do país acreditaram no sonho tocantinense e abraçaram esse novo lugar como morada. Com isso, acabaram influenciando o comércio e a produção de bens locais.
Segundo indicativos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de crescimento populacional está na média de 1,8% ao ano. Isto denota não apenas o nascimento de crianças mas que, além disso, cada vez mais brasileiros procuram em Tocantins uma forma de viver com qualidade de vida.
Como é morar em Tocantins?
Apesar da juventude, o Estado demonstra bastante sabedoria na aplicação do desenvolvimento sustentável. Em sua extensão se encontram três importantes biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado, por isso, sua preservação é indispensável. Felizmente, metade do território tocantinense se compõe por áreas de preservação que incluem grandes parques como Jalapão, Cantão e Lajeado.
No entanto, morar próximo a lugares de turismo ecológico não se resume simplesmente no fácil acesso à trilhas, lagos e cachoeiras. Só para exemplificar as vantagens dessa localização pode-se citar o favorecimento ao empreendedorismo e os benefícios para a saúde. Inegavelmente, ao contrário dos outros Estados, em Tocantins o ar é menos poluído. Ademais, a alimentação costuma ser mais saudável, muito pela facilidade em encontrar frutas, verduras, legumes e produtos de qualidade.
Palmas, a mais jovem das capitais
Quem escolhe morar na capital continua desfrutando do privilégio do “bem-viver”. Palmas é cercada pelos parques Nacional do Araguaia e Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, pela área de proteção ambiental Jalapão e pela Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins. Ademais, é abastecida pelo Reservatório UHE Luís Eduardo Magalhães, que confere um charme todo especial para a cidade.
Quando comparado com outras capitais como Brasília, Palmas se destaca pelo baixo custo de vida. Afinal, é possível comprar uma cesta básica com menos de R$ 350, por exemplo. Os imóveis na região também são acessíveis e, no momento, os bairros planejados e condomínios fechados são uma forte tendência. O grupo Fix Urbanismo possui 6 empreendimentos apenas em Palmas. Acesse esse link para conhecê-los.
Onde investir no mercado imobiliário tocantinense?
Assim como ocorre na capital, outros municípios em ascendência no Tocantins merecem destaque pelo forte potencial de valorização no mercado imobiliário e seu consequente retorno financeiro. Cidades que possuem distritos agroindustriais como Araguaína, Luzimangues e Gurupi são exemplos do desenvolvimento regional e, portanto, estão em um momento favorável – e único – para investimentos de médio e longo prazo.
Em razão do contexto de crescimento e evolução econômica tocantinense, a compra e venda de lotes são um verdadeiro “coringa”. Além de adquirir um imóvel por um bom preço, a proximidade com pontos turísticos e a consolidada tendência de desenvolvimento comercial, assegura uma atualização rentável dos valores dos terrenos. Se um lugar é bom para morar, sem dúvidas, é bom para se investir.
Pretende morar ou investir em Tocantins? Aqui na Fix Urbanismo você encontra tudo que precisa para realizar o seu sonho. Para ficar por dentro de mais dicas, fique ligado nas nossas redes sociais e tenha acesso a todos os empreendimentos. Siga-nos no Instagram e Facebook.