Para conseguir aprovação de crédito e financiar um lote não existe muito segredo. Entretanto, demanda certo comprometimento e organização financeira. Quem planeja comprar o primeiro terreno costuma enfrentar algumas dúvidas usualmente frequentes em futuros proprietários de terra. Essa insegurança é compreensível, pois as burocracias da compra podem assustar as pessoas que não estão familiarizadas com os pormenores do processo.
Felizmente, com o amadurecimento do mercado imobiliário, o acesso às informações ficou mais fácil. De igual maneira, foram ampliadas as possibilidades e modalidades de pagamento. Ou seja, para construir ou investir, comprar um lote se tornou uma decisão mais segura, qualificada e facilitada. Agora, vamos para os principais pontos que te ajudarão a conquistar o terreno ideal para o lar dos seus sonhos.
Coloque em dia as finanças
Ainda que você encontre uma condição exclusiva para adquirir o seu terreno, saber manter uma ordem no orçamento familiar é indispensável. Esse diferencial poderá, inclusive, contar positivamente na avaliação do seu pedido de concessão de crédito. Em outras palavras, o que os mais antigos falavam sobre “manter um bom nome na praça”, continua valendo.
Uma dica útil para quem tem problemas nesse quesito é a utilização de planilhas de controle. Ao exigir anotações de entrada e saída, é possível identificar os principais gargalos que fazem o seu dinheiro sumir no final do mês. Outra sugestão eficiente é adotar o hábito de alimentar uma reserva, mesmo que pequena. Guardar ao menos R$ 10 reais em um mês pode fazer a diferença em um momento de “aperto” futuro.
Estude as formas de financiamento
Em diferentes momentos aqui no nosso site falamos sobre a importância de alinhar o orçamento antes de pleitear o acesso ao crédito de um lote. No texto sobre o passo a passo para ter um financiamento aprovado, por exemplo, expressamos as vantagens de comprar e financiar pela loteadora. Pois bem, para inúmeros perfis, o financiamento com a loteadora pode ser mais acessível em níveis de burocracia e condições de pagamento.
Ao contrário de outras agências financiadoras, as empresas que constroem um loteamento costumam ser mais flexíveis. Por consequência, oferecem também planos em que o comprador não precisa pagar juros tão altos. Além disso, em caso de inadimplência e dívidas, costumam garantir a maleabilidade necessária para a reorganização das finanças. Financiar um lote dessa maneira, sem dúvidas, é a melhor opção.
O que se paga além da parcela?
Se você já ouviu alguém falar que em um financiamento não se paga apenas o valor do lote, saiba que existe verdade nesta informação. Como se trata de concessão de crédito, incidem sobre o preço alguns tributos. No caso do plano exclusivo do grupo Fix Urbanismo, os compradores têm a possibilidade de financiar o lote pagando apenas o valor do terreno + correção monetária pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGPM).
Para registrar o imóvel também existe o custo do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) a ser recolhido pelo município. Ainda ficou com dúvidas sobre esse assunto? Aqui na Fix Urbanismo nós temos uma equipe qualificada para te ajudar, basta clicar aqui. Para ficar por dentro de mais dicas, fique ligado(a) nas nossas redes sociais e tenha acesso a todos os empreendimentos. Siga-nos no Instagram e Facebook.